1. Texto de José Vítor Malheiros, publicado na sua página de Facebook:
«ELEVADOR DA GLÓRIA É UMA AMOSTRA DOS PRINCÍPIOS DA IL
A Iniciativa Liberal, pela boca da líder Mariana Leitão, condenou “aproveitamento político” do acidente do elevador da Glória.
Não é de admirar. É que o que aconteceu no elevador da Glória é o que veremos em todo o país e em todos os serviços públicos – começando pelos mais necessários – se a IL chegar alguma vez ao poder. É por isso que Mariana Leitão tenta pôr as barbas de molho.
Se a IL chegar ao poder iremos ver o desinvestimento nas infra‑estruturas públicas nacionais, o desinvestimento nas competências das instituições públicas, o aumento dos despedimentos nos serviços públicos (como Mariana Leitão tem defendido aos quatro ventos com fervor, à la Trump, exigindo saber o que anda a fazer cada um dos funcionários públicos portugueses e insinuando que não fazem nada), o congelamento de contratações e o outsourcing de actividades de manutenção essenciais para o funcionamento dos serviços públicos e tudo pelos valores mais baixinhos para atingir três objectivos:
– destruir o capital de capacidades e competências do sector público para abrir caminho aos interesses privados
– reduzir a mínimos miserabilistas a qualidade dos serviços públicos essenciais para convencer os cidadãos de que “o Estado é mau gestor”
– e aumentar os benefícios das empresas privadas.»
2. Temo que o PSD, já sem bússola social‑democrata, e que o Chega transijam com semelhantes princípios.
